Postagens populares

Métodos de Estudo

quarta-feira, 24 de junho de 2015
Boa Tarde chuchuzinhos e chuchuzinhas!
Estou retornando com um post sobre técnicas para estudar. Mandar bem nas provas, tirar aquele notão e curtir as férias com a consciência tranquila, até porque é super chato encerrar uma matéria sabendo que vai ter que fazer no outro ano.. ou ainda pior, quem está na escola vai ter que repetir o ano, ai não né!
Por isso estou aqui pra ajudar a todos, hahahah, quem está na escola ainda tem dois bimestres (dá pra salvar!!!) e quem esta na faculdade tem umas semaninhas pra tentar salvar o semestre( as vezes até aquela situação em que tem que tirar 12 pra passar direto). Mas como diz um professor que eu tive ano passado, espremendo sai. E o pior é que é verdade, até nisso eles tem razão, eu sempre deixo pra recuperar na p2, por pura preguiça de estudar pra p1, e a abençoada sempre cai em uma semana cheia de provas e seminários, aquela semana em que eu começo a perder os cabelos.. E no fim da certo.
Mas muita calma nessa hora! Os métodos que eu vou ensinar não são para o desespero como o meu, até porque o meu consiste em café, noites sem dormir em um banquinho sem encosto, ou seja, nada saudável.
  Os métodos que eu vou ensinar hoje são para memorização. O que os especialistas recomendam, e realmente é muito melhor do que correr pra decorar um semestre em algumas horas, é que se estude um pouquinho cada dia. Por exemplo, tirar 50 minutinhos pra dar uma revisada nas aulas, resolver umas questões, até mesmo com aquela matéria chatinha.. Mas é eficaz até pra que você tire as dúvidas na próxima aula, se você deixar pra estudar na véspera da prova, não dá pra conversar com o professor e ai já era.
   Cada pessoa tem o seu método. Isso é fato! Por exemplo, eu me encaixo melhor com perguntas e respostas e com cores diferentes, o meu caderno parece um carnaval, mas quando chega na hora da prova eu me lembro que já respondi aquela questão e a cor que ela estava, o que me faz lembrar da resposta.. Mas para outras pessoas pode parecer que estou falando uma bobagem gigantesca aqui.. é por isso que vou colocar outros métodos conhecidos aqui e cada um escolhe o seu, dá pra ir tentando até achar o que te garante nota 10! 

Testes práticos
O que é: Responder a questões sobre um assunto, como, por exemplo, fazer um simulado para testar seus conhecimentos sobre as matérias estudadas. 

Prática distribuída de estudos 
O que é: Programar um cronograma de estudos distribuídos ao longo do tempo. 

Elaboração de perguntas
O que é: Criar perguntas que expliquem os "porquês" de um fato: "por que isso é verdade?", "por que isso faz sentido?". 

Explicar o conteúdo para si mesmo
O que é: É como pensar em voz alta. Trata-se de explicar como as novas informações se relacionam a conteúdos já aprendidos ou explicar o passo a passo da lição. 

Estudo intercalado de diferentes conteúdos
O que é: Misturar diferentes matérias em uma mesma sessão de estudos.

Resumo
O que é: Reescrever um texto, colocando apenas o essencial e o que é mais importante sobre o conteúdo.

Grifar textos
O que é: Marcar porções importantes do texto enquanto está lendo o material (vale tanto sublinhar quanto usar marcadores coloridos).

Associação mnemónica
O que é: Usar palavras-chave mnemônicas (para recordar) na aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira ou o uso de imagens mentais associadas a um conteúdo verbal específico. Por exemplo, para lembrar a ordem dos planetas, usar frases como "Minha Vó Tem Muitas Jóias; Só Usa No Pescoço".

Associação de imagens com textos
O que é: Tentar formar imagens mentais ou fazer desenhos enquanto estuda ou escuta o professor na aula. 

Releitura
O que é: Depois de uma leitura inicial, reler o texto para relembrar os detalhes. 


     Então é isso pessoal, espero ter ajudado. Espero que vocês encontrem seu método nota 10 e muito sucesso nesse finalzinho de semestre que parece que não vai acabar nunca!! 


Beeeeeijos






Referência: Guia do Estudante

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.